Picture of Paula Cristina (Administradora Moodle)
A Superlua desta segunda-feira
by Paula Cristina (Administradora Moodle) - Tuesday, 29 November 2016, 04:49 PM
 

"A superlua desta segunda-feira será a maior e a mais brilhante do género desde 1948, mas já começam a surgir imagens de cortar a respiração antes do fenómeno da próxima noite.

a

Por definição, a superlua acontece quando a diferença entre os instantes de Lua cheia e do perigeu é menor do que um dia e oito horas. O perigeu lunar ocorre quando a Lua, no percurso da sua órbita, está mais próxima da Terra.

...

Uma superlua maior que a de segunda-feira só ocorrerá a 25 de novembro de 2034, quando a Lua cheia se aproximar mais da Terra, a 356.445,402 quilómetros.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, a melhor altura para se observar, na segunda-feira, a superlua é quando nasce, às 17:49, uma vez que a Lua está próxima do horizonte, e "o aumento do seu diâmetro vai parecer ainda maior do que a ampliação de 14 por cento causada pela ocorrência de superlua".

As superluas são fenómenos frequentes, que sucedem todos os anos. Contudo, "nem todas terão o mesmo brilho e tamanho aparentes". O efeito extra de ampliação e brilho, quando a Lua está próxima do horizonte, "é apenas uma ilusão ótica", avisa o OAL."

In Diário de Notícias