Picture of Paula Cristina (Administradora Moodle)
Informações aos Alunos e Encarregados de Educação - Exame de INGLÊS
by Paula Cristina (Administradora Moodle) - Wednesday, 25 March 2015, 09:40 AM
 

Agrupamento de Escolas de Sines – 135628

Escola Sede: E. B. Vasco da Gama de Sines

 

n

ANO LETIVO 2014 / 2015

Informações aos Alunos e Encarregados de Educação

 

Teste – PET for Schools (Preliminary English Test)

Informações gerais

O despacho nº 15747-A/2014, de 30 de dezembro determina que os alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade do Ensino Básico realizem, obrigatoriamente, um teste diagnóstico de inglês, a partir do ano letivo 2013/2014. O teste de língua inglesa, PET for Schools, é produzido pelo Cambridge English Language Assessment, da Universidade de Cambridge, responsável pelo desenvolvimento de instrumentos de avaliação no domínio da língua inglesa em todo o mundo.

 

 Estrutura do PET for Schools e aplicação do teste

 

É obrigatória a apresentação de documento de identificação (cartão de cidadão, passaporte…).

 

O teste equivale ao nível B1 (Utilizador independente – intermédio) do Quadro Europeu Comum de Referência. O aluno será avaliado nos quatro domínios de proficiência linguística:

·         Compreensão da leitura e expressão escrita (Reading and Writing);

·         Compreensão do oral (Listening);

·         Produção e interação oral (Speaking);

 

Reading – composto por 5 partes:

1. Leitura de pequenos textos de (apontamentos, mensagens, etiquetas, avisos…) e seleção de informação entre 3 opções;

2. Exercício de correspondência: encontrar a correspondência correta entre descrições de pessoas (passatempos, gostos, interesses…) e pequenos textos;

3. Leitura de um texto e Identificação de conteúdo (verdadeiro/falso);

4. Leitura de um texto e seleção de informação correta entre 4 opções (escolha múltipla);

5. Leitura de um texto e preenchimento de espaços (selecionar a palavra correta de entre 4 opções, escolha múltipla).

 

Writing - composto por 3 partes:

1. Transformação de frases;

2. Produção de um pequeno texto (35-45 palavras);

3. Produção de um texto mais extenso (cerca de 100 palavras): opção entre uma carta informal ou uma história.

 

Listening – composto por 4 partes:

1. Seleção de informação: audição de pequenos textos (diálogos ou monólogos) e seleção de imagem;

2. Escolha múltipla: audição de um texto um pouco mais longo e seleção de informação;

3. Preenchimento de espaços: audição de um texto mais longo (monólogo);

4. Verdadeiro/Falso: audição de um diálogo informal e indicação de verdadeiro/falso.

 

 

Speaking – composto por 4 partes:

1. Diálogo professor/aluno: “Getting to know you” type of questions (2-3 minutos);

2. Interação aluno/aluno a partir de uma situação e com ajuda de imagens (2-3 minutos);

3. O aluno descreve/fala sobre uma imagem (3 minutos);

4. Interação aluno/aluno a partir da situação introduzida na parte 3 (3 minutos).

Calendarização

Competências

Duração

6 de maio pelas 14 horas

- Compreensão da leitura e expressão escrita;

 

- Compreensão do oral

- 1 hora e 30 minutos

 

 

- 30 minutos

 

De 7 de abril a 5 de maio, em sessões a agendar oportunamente pela Escola.

 

- Produção e interação oral

 

- 10 – 12 minutos

 

 

AVES, março de 2015

 

A Gestora do Projeto : Margarida Gorgulho

Para mais informações e materiais de apoio ao estudo  - CONSULTAR documento que segue em anexo